terça-feira, 24 de setembro de 2013

O que é o projeto?


Projeto Centro de Memória COHAB Raposo Tavares

 

Professores Responsáveis:

Andréa Rodrigues Leão e Douglas Scaramussa Pereira e Carol Mendes

 

 

EMEF Maria Alice Borges Ghion

Cachoeira Poraquê, 575

Conjunto PROMORAR Raposo Tavares – CEP: 05574-450

Distrito: Raposo Tavares

DRE: Diretoria Regional de Educação Butantã

 

Introdução

 

De acordo com Paulo Freire, “o ato de ler não se esgota na decodificação pura da palavra escrita, mas se antecipa e se alonga na inteligência do mundo” (1984, p.11). A partir disso, este projeto fundamenta-se na ideia de promover o reconhecimento da identidade social dos alunos a partir de experiências que complementem as atividades da sala de aula, além de tentar resolver uma demanda levantada pelo corpo docente e gestores da escola que tem como meta aproximar a comunidade à realidade escolar. Dessa forma a criação de um Centro de Memória contempla os objetivos estabelecidos no Plano Político Pedagógico da escola.

No contexto atual, o resgate da memória local ocupa uma posição importante nas questões relacionadas com a cultura e o patrimônio. O Projeto Centro de Memória COHAB Raposo Tavares surge no momento em que o museu deixou de ser um lugar apenas de contemplação, de usufruto de uma elite, para se tornar também um espaço de interação de seus acervos com a comunidade e esta, consequentemente, com o seu patrimônio.

Em 2012, demos prosseguimento aos trabalhos por meio de uma experiência piloto, em que foram levantadas reportagens referentes ao bairro e foi construída sua maquete. Entendemos que a valorização da história de lugares significativos em nossas vidas permite reconhecer que fazemos parte dessa história. Compreender as mudanças, relacioná-las ao momento em que ocorreram e identificar algumas de suas causas é também perceber como a história interfere em nossas vidas. A partir dessa verificação, o projeto ganhou corpo e definimos seus objetivos e sua metodologia. Através do depoimento dos moradores do bairro e sua relação com outras fontes históricas, pesquisadas a partir de fontes iconográficas, documentos materiais, fontes audiovisuais e textuais, os alunos puderam entrar em contato com diversas linguagens, reconhecendo a importância de tais depoimentos e seus autores no resgate e valorização de uma identidade local.

O Conjunto Habitacional Raposo Tavares foi construído e desenvolvido através de lutas sociais de seus moradores desde 1991. Os primeiros moradores, que somaram 77 famílias, foram removidos para o local após terem suas antigas habitações destruídas devido ao desmoronamento do terreno da Favela Nova República, que resultou em 14 mortes. Mais tarde, se deslocaram outros moradores de áreas de risco para formar o primeiro embrião de casas no terreno cedido pela Prefeitura de São Paulo. Vale ressaltar que em tal terreno, no mesmo período, estavam sendo construídos os prédios da COHAB. É nítido o valor dado ao local pelas primeiras famílias, estando fortemente presente as emoções em seus relatos e experiências no bairro, uma conquista para a comunidade onde os moradores puderam reconstruir suas vidas e encontrar um lar para suas famílias.

Percebemos a importância da construção de um Centro de Memória do Bairro para que a identidade dos moradores seja valorizada e que sua História seja construída e registrada, permanecendo viva e que antigos e novos moradores possam questionar sua realidade, identificando problemas e refletindo sobre possíveis soluções.

Esse trabalho é realizado por vinte alunos–pesquisadores da EMEF Maria Alice Borges Ghion no Programa Ampliar[i] e existem mais de 200 alunos envolvidos indiretamente. Entre todos os alunos e pais que se engajaram no projeto, foi unânime a vontade de ter um espaço onde possam ter contato com fontes históricas do bairro, por isso a reivindicação do Centro de Memória, para que se fortaleça ainda mais o sentimento de pertencimento ao local bem como resgate da memória individual e coletiva.

 

Objetivos

 

Considerando que a escola deve promover o conhecimento e o respeito aos modos de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais a partir do resgate da história local, todos os objetivos abaixo relatados contemplam o desenvolvimento cognitivo dos alunos e de sua identidade como morador do Bairro COHAB Raposo Tavares:

  • Criar um Centro de Memória no bairro, envolvendo a comunidade local;
  • Conhecer as mudanças que aconteceram na paisagem do bairro onde fica a escola, identificando as ações dos moradores no meio e das políticas públicas implantadas;
  • Reconhecer algumas características do entorno como respostas a necessidades dos diferentes grupos humanos que ocupam o espaço urbano;
  • Desenvolver o pensamento crítico sobre a realidade do bairro, reconhecendo formas de atuação pela mobilização da sociedade civil;
  • Entender os significados do Centro de Memória no bairro e promover a valorização e construção da identidade pelo sentido de pertencimento;
  • Produzir vídeos que organizem as entrevistas orais gravadas;
  • Criar do centro arquivístico-documental e audiovisual do bairro;
  • Localizar lideranças comunitárias e relacionar suas ações ao contexto histórico local;
  • Mobilizar o corpo docente da escola em atividades interdisciplinares voltadas ao tema do projeto;
  • Potencializar o uso de recursos tecnológicos e espaços disponíveis, ampliando os ambientes de aprendizagem para os alunos.



[i] Decreto nº 52.342, de 26/05/11, que institui o Programa Ampliar nas Unidades Educacionais da Rede Municipal de Ensino; compromisso da Administração Municipal de ampliar, gradativamente, o tempo de permanência dos alunos nas escolas, disposto no Programa de Metas da Cidade de São Paulo – Agenda 2012, estabelecida pela Emenda nº 30 à Lei Orgânica do Município de São Paulo.
 

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